Como Fazer um Portfólio?

Em certas profissões, sempre que se entra em um novo emprego, além do tradicional currículo é costume usar, como uma “carta na manga”, um bom portfólio, ou arquivo com seus melhores trabalhos.

Saber como fazer sua própria pasta requer trabalho e um pouco de tempo. Mas vamos ensinar como não passar sufoco nessas horas. Vamos lá?

 

A pasta de arquivos ainda é usada, mas hoje pode-se dizer que faz parte do passado do portfólio.

O que é Portfólio

Um portfólio é um acervo com os trabalhos produzidos por alguém. Um arquiteto mantém suas plantas em um; um desenhista guarda lá o seu acervo e assim por diante. Mas qual o critério de seleção para que se tenha uma boa mostra do seu trabalho?

como fazer portfolioGerenciamento de Portfólio

O principal a ser levado em consideração aqui é que um bom portfólio leva tempo para ser produzido. Dependendo da carreira e da quantidade de produzida de conteúdo, estamos falando em coisa de anos. E, depois dessa primeira preocupação (a da quantidade) temos que pensar quais delas realmente devem ir para um portfólio (a qualidade): nem tudo o que se faz deve ser considerado portfólio, e não seguir tais regras pode ser perigoso para a qualidade e credibilidade do seu trabalho.

como ganhar dinheiro extra na internet - máquina de vendas online

Para os fotógrafos, colocar o acervo em sites é uma boa pedida. Conheça alguns deles

Portfólio Online

Foi-se a época em que o portfólio era uma pasta-catálogo onde se arquivava os principais feitos. Hoje, com o advento da Internet, não é difícil digitalizar todo um arquivo e publicá-lo ao alcance de quem queira ver. E você também pode ter o seu. Vamos explicar como fazer um portfólio online de acordo com suas necessidades.

Como fazer um Portfólio Online Grátis

Existem algumas boas plataformas para portfólio digital. Eis algumas.

Issuu – recomendado para escritores e jornalistas, o Issuu é um portal para a exibição de documentos. Basta criar sua conta – ou então entrar com o Facebook – e fazer o upload dos arquivos, em .doc (Microsoft Word) ou então em .pdf (do Adobe reader) e publicá-los.

Flickr– este é em especial para fotógrafos. Quem cria sua conta tem direito, logo de cara, ao incrível espaço de um terabyte nos servidores – o suficiente para subir umas 300 mil fotos em alta definição. Basta criar a conta e começar a utilizar.

Deviantart – bom para fotógrafos, mas também para quem mantém desenhos e outras áreas de desenho, como engenharia e arquitetura. O site se encontra em inglês, mas sua usabilidade é bastante simples.

Depois de criar e hospedar seu Portfólio online, você terá uma URL (nomedosite.com/pasta-de-arquivos), que você pode distribuir para qualquer pessoa acessar online de qualquer lugar do mundo.

como ganhar dinheiro extra na internet - máquina de vendas online

3 comments

  1. I absolutely love your blog and find many of your post’s to be just what I’m looking for. Do you offer guest writers to write content available for you? I wouldn’t mind producing a post or elaborating on a number of the subjects you write in relation to here. Again, awesome site!

  2. I am often to blogging and i also truly appreciate your posts. The content has truly peaks my interest. Let me bookmark your blog and keep checking for brand spanking new information.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *