Dicas para uma Boa Memorização

O processo de memorização é essencial em nosso aprendizado.

Seja para necessidades cotidianas, ou necessidades mais pontuais, como uma prova por exemplo.

Desta forma, quanto mais aptos estivermos a fazer uma boa memorização, melhor aproveitamento teremos em todos os âmbitos e ações em nossa vida.

A aprendizagem é intrínseca ao viver humano. Algumas coisas não precisamos guardar pelo resto da vida, mas algumas coisas há uma necessidade de que permaneça em nossa memória por um tempo prolongado.

Dicas de Memorização

8 Dicas e Estratégias de Memorização

  1. Faça fichamento do conteúdo lido, porque não basta ler, facilmente o que é lido pode se dispersar. Assim, fazendo fichamento de pontos chaves rapidamente você pode acionar a sua memória para retomar o conteúdo lido.
  2. Faça repetição do que pretende memorizar, mas não basta apenas repetir, primeiro compreenda a conexão dos assuntos, ações, só assim o processo de repetição terá um resultado eficaz.
  3. Esteja relaxado, não vai adiantar investir em outra coisa se você não estiver investido em sua qualidade pessoal, tenha uma boa noite de sono, boa alimentação, diminua a ansiedade e só então você estará pronto para investir em uma boa memorização.
  4. Não se preocupe com a memorização, embora pareça contraditório, preocupar-se com a memorização diminui sua capacidade de fazê-la, pois gera um estado de tensão e ansiedade, estes que tornam sua qualidade pessoal desfavorável para a memorização.dicas para uma boa memorização
  5. Faça pausas entre qualquer processo de memorização, nosso cérebro se esgota em processos contínuos com a mesma atividade, então faça pausas, a recomendação é que a cada duas horas sejam feitas pausas de 15 minutos desviando o foco do assunto anterior assim, no retorno á aprendizagem o rendimento vai retomar sua potencialidade.
  6. Exercite a mente, faça do processo de memorização algo contínuo, não deixe para usar boas técnicas de memorização somente quando precisar, a adaptação é primordial para a eficácia na memória. Aprenda algo novo todos os dias de menor ou maior complexidade, deixe a mente em atividade.
  7. Divida a informação com outra pessoa, quando você repassa o que esta aprendendo aumenta as probabilidades de se fixar na memoria. “É muito mais fácil se lembrar de uma conversa do que de um pensamento.”
  8. Faça associações, estabeleça relação entre os conteúdos e ações que deseja memorizar, nesse processo de correlação faça relação entre coisas simples com as mais complexas, fica mais fácil reativar informações simples.