A Importância da Leitura – Estaríamos vivendo uma revolução no hábito de leitura?

O aprendizado sem a leitura não é possível, pois por meio dela é possível formar o vocabulário, adquirir conhecimento e interpretar melhor o mundo e seus significados.  O hábito de ler é incentivado desde a infância, mas a evolução da tecnologia, mais precisamente a popularização da internet, têm modificado nossa relação com os livros.

Foi a partir da década de 90 que os computadores e a internet invadiram nossos lares, a partir daí os textos puderam ser digitalizados, as redes sociais foram criadas e diversas outras ferramentas e serviços online que, hoje, não nos imaginamos sem. Mas mesmo com todas as facilidades e comodidades que ela nos trouxe, somente a internet não é capaz de promover a “desleitura”, ou seja, fazer as pessoas pararem de ler. O que ela fez foi modificar os suportes de leitura, tanto que agora não dependemos mais dos livros impressos.   

Muda-se o suporte, mas o prazer da leitura permanece o mesmo. É o que defende a professora do curso de Letras da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Angela Catorio “O suporte de leitura mudou ao longo do tempo, de tábuas e pedras esculpidas, pergaminhos, papiros, os livros, devido ao avanço dos recursos tecnológicos, também tende a mudar. A sensação de prazer com a leitura varia de pessoa a pessoa, portanto algumas pessoas não dispensam o livro de papel, porém, outras, sentem-se muito à vontade em lerem por intermédio do meio digital” afirma.

Porém Angela acredita que o hábito de leitura está se perdendo com as novas gerações, mas isso não é necessariamente algo ruim “Tem se formado um grupo de jovens leitores que despertaram para a leitura a partir dos grandes best sellers como: Harry Potter, Crepúsculo, Escrito nas estrelas, Percy Jackson, Gossip Girl, entre outros. Essas leituras fizeram ressurgir o gosto pela leitura em gerações mais jovens” diz.

Os best sellers são a porta de entrada para leituras mais profundas ou clássicas, e mesmo que seja considerada uma literatura de massa, existem títulos que já entraram nas listas de mais lidos e que ficarão como herança de uma geração “Penso que alguns livros ficarão, sim, para a posteridade: como é o caso da coleção Harry Potter e Os Senhor dos Anéis. Mas, claro que muitas outras obras se perderão pela pobreza da mensagem e do frágil trabalho artístico da linguagem” observa Angela.

como ganhar dinheiro extra na internet - máquina de vendas online

Mesmo com o despertar de uma nova geração de leitores, os números ainda não são animadores  

Mesmo que os jovens tenham se apaixonado novamente pela leitura, os números indicam que os brasileiros leem apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Os dados são da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope, e também mostram que do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes, deixando a média de leitura do brasileiro em 4 livros por ano.

a importância da leitura

como ganhar dinheiro extra na internet - máquina de vendas online