Enem 2017 – Inscrições e Datas das Provas – Confira Mudanças desse Ano

As inscrições para o Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio), iniciam na próxima 2ª feira, dia 08 de maio.

Inscrições para o Enem 2017

O prazo de inscrição termina às 23:59 h do dia 19 de maio e deverão ser feitas, exclusivamente pela internet.

A taxa de inscrição para o Enem 2017 está mais alta, o valor é de R$ 82,00 e poderá ser paga até o dia 24 de maio

O MEC afiram que o prazo limite para pagamento da taxa, bem como o horário de fechamento dos portões, não serão prorrogados em hipótese alguma. Portanto é bom o participante ficar atento a esse detalhe.

Inscrição para Enem 2017 – Isenção

Mantém-se a gratuidade da taxa de inscrição para os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das Escolas Públicas. Porém, As regras para a concessão de isenção da taxa do Enem 2017, sofreram algumas mudanças.

A isenção será concedida, também, para os estudantes de baixa renda, que estejam inscritos no (CadÚnico) Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.

Caso os beneficiados com a gratuidade não compareçam às provas sem apresentarem justificativas à respeito da sua ausência serão impedidos de solicitar o benefício na próxima edição.

Fique por dentro das mudanças na isenção do Enem 2017  

Prova do Enem 2017

Desde a criação do Enem até a última edição, em 2016, a prova do Enem era aplicada em um único domingo, porém este ano, as provas serão divididas em dois finais de semana consecutivos: dias 05 e 12 de novembro de 2017.

A decisão da mudança, foi tomada levando em conta os candidatos sabatistas, juntamente com o resultado da consulta pública, realizada entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. A expectativa de participação é de que cerca de 7,5 milhões de estudantes.

À partir da edição atual, o Exame do Enem não será válido para a certificação do Ensino Médio. O (Encceja) Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é o que terá validade, como acontecia até 2009

Atendimento Especializado/Específico

Outra novidade é que todos aqueles candidatos que, ao se inscreverem, declararem que necessitam de atendimento especializado e/ou específico, deverão apresentar seus respectivos documentos comprobatórios no ato da inscrição.

Estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva poderão contar com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras) e vídeos explicativos, como auxílio e orientação nas provas, pela primeira vez, e em caráter experimental.

Para os participantes surdos e cegos, serão oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, superampliada, em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso. Veja mais aqui!

Estude com o Super Vestibular!

O Super Vestibular disponibiliza material completo para se preparar para o Enem 2017. Aqui você encontra as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avalia seus conhecimentos ao realizar o nosso simulado, confere as provas e gabaritos das outras edições, passa a entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, entre várias outras dicas para aprimorar seus estudos.

O resultado do Enem 2017 será divulgado na data provável de 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal. Outros detalhes sobre o Enem 2017 podem ser vistos no Edital.

Blog das Dicas.