Desenvolvimento Local Sustentável

A importância da sustentabilidade para o desenvolvimento local

Não existe desenvolvimento local sem o envolvimento e interesse da população.

Atividades positivas feitas por pessoas que desejam mudar a realidade onde vivem podem ser chamadas de desenvolvimento local. Por meio de ações no cotidiano, como atitudes sustentáveis, pessoas buscam melhorar a condição e qualidade de vida de um local, além de promover melhorias para o meio. Não existe desenvolvimento local sem o envolvimento e interesse da população.

Promover o desenvolvimento local de certa localidade envolve ações que possibilitam a participação ativa da sociedade, tendo um controle sobre a gestão pública e fortalecendo a sociedade como um todo. Devem-se levar em consideração cinco aspectos quando falamos de desenvolvimento social: inclusão social, o fortalecimento e a diversificação da economia local, o interesse e mobilização da sociedade, a proteção ambiental e o uso racional de recursos naturais e a inovação na gestão pública.

Veja também: Regras de boa convivência.

Desenvolvimento local é apoiado por estes cinco pilares, dependendo um do outro que ocorra o local se desenvolva. Não basta ter uma sociedade que tem poder e se mobilizar, se não cuida da natureza e não promove saúde para as próximas gerações. As cinco características são fundamentais para que há desenvolvimento.

Desenvolvimento sustentável é a solução

Dentre os cinco pilares do desenvolvimento local, destacamos a sustentabilidade que é o desenvolvimento de forma saudável, respeitando a natureza garantir que ainda existam recursos para próximas gerações.

desenvolvimento local sustentável

Atitudes como apagar a luz, não deixar aparelhos eletrônicos em Stand By, optar por bicicleta ao invés de usar o carro diariamente, reciclar o lixo, não desperdiçar água, preferir pelo copo de vidro são importantíssimas.

Essas ações do nosso cotidiano, repetidas constantemente, fazem toda a diferença para o planeta.

curso instalador de painel de energia