Como fazer uma monografia Passo a Passo?

como fazer uma monografia passo a passoDepois de anos na faculdade, chega a hora da provação final: vamos explicar hoje como fazer uma monografia sem erros, que vai ajudar com que você, dentro de poucos meses, suba os últimos degraus do auditório para pegar seu diploma.

Parece bonito. Mas não é. E também não é nada fácil. Porém nem tudo está perdido. Vamos lá.

 

Os fundamentos do projeto de monografia

Fundamentos da monografia

A monografia é um trabalho científico, normalmente usado como tese de conclusão de curso (TCC) de uma grande parte dos cursos universitários. Para se dar o início correto a um projeto desse, devemos levar em consideração as descrições que um pré-projeto exige. Sem o pré-projeto fica impossível criar algo.

Esses protocolos servem para sistematizar e explicar melhor o trabalho. São pequenos itens que necessitam de pouca explicação:

Como Fazer Monografia Passo a Passo

Introdução: inicie explicando para que se destina o projeto.

Resumo e palavras-chave:

Para título de catalogação científica. Servem para que seu trabalho seja facilmente encontrado e compreendido em uma pesquisa rápida.

Justificativa:

Explique as razões para o projeto existir. Não coisas do tipo “preciso me formar”, mas explicar o porquê de ele existir perante à sociedade científica.

Objetivos:

Devem dizer o que o projeto fará quando estiver concluído, o que ele busca em todo o seu desenvolvimento. Se dividem em objetivos gerais (o que a sociedade ganha com a pesquisa) e específicos (o que a área estudada ganha com a execução).

Metodologia aplicada:

Se discute neste tópico como serão abordadas as técnicas para se conseguir o resultado. Por exemplo: uma pesquisa de campo se dará indo a campo e entrevistando pessoas, ou uma análise se dará por pesquisa em documentos relacionados e entrevistas.

Referências bibliográficas: de onde serão retirados os dados de sua pesquisa (livros, sites e outras publicações).

Para um bom projeto, boas referências bibliográficas

Escolhendo o orientador correto

A monografia é como um casamento: você vai precisar estar apaixonado por ela durante 100% do tempo, ou então sua própria falta de confiança nela te colocará em maus lençóis. Então tenha ao seu lado quem realmente possa te apoiar todo o tempo. Não existe uma fórmula, um “como fazer pra escolher meu professor de monografia”, mas existem algumas dicas interessantes.

Ao escolher o orientador para este projeto, dê muita importância ao currículo deste. Mas também leve em consideração fatores como a afinidade do especialista com o tema tratado. E, principalmente, a sua afinidade com ele. Em momentos de dificuldade, ele quem será o responsável por te dar uma luz ao projeto.

Página inicial

como importar roupas dos EUA - Academia do Importador
como importar roupas dos EUA - Academia do Importador

2 comments

  1. Como Fazer uma Monografia Passo a Passo Amigos, quero deixar a dica pois fiz meu TCC rápidamente e tirei uma nota excelente com as dicas do Curso TCC rápido!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *