Como consultar o CNPJ de uma empresa?

Por vezes nos encontramos em problemas para consultar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de alguma empresa, seja para averiguar se alguma empresa está aberta, para evitar possíveis golpes, ou para conferir se aquela empresa que foi aberta no seu nome está encerrada.

No entanto a prática é altamente recomendada, principalmente no que se refere a serviços prestados, pois é o ramo de atividades que apresenta o maior número de queixas de fraude. Por exemplo, um dos golpes mais comuns aplicados no mercado é praticado na venda de pacotes de viagens, onde a empresas que cobram pelos serviços, não entregam o mesmo, frustrando muitas pessoas em momentos que deveriam representar alegria.

Caso você tenha algumas dúvidas para consultar o CNPJ de alguma empresa, ou encontre dificuldades para realizar o mesmo, tenha calma, pois vamos procurar ajudar você nesta questão, que pode ser muito mais simples do que parece.

Quais informações eu consigo consultar com o CNPJ?

O CNPJ funciona basicamente como o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), logo o número representa a identidade ou o registro único das empresas perante a Receita Federal. E a consulta do número pode apresentar as seguintes informações:

  • Processos de falência
  • Protestos
  • Cheques sem fundo
  • Ações Cíveis
  • Processos e ações judiciais
  • Dívidas vencidas
  • E algumas outras informações cadastrais da empresa

Como consultar um CNPJ?

A verdade é que existem diversas maneiras de realizar a consulta, até mesmo por meio de empresas de proteção de crédito como Serasa Experian e SPC, no entanto essas empresas costumam cobrar para realizar essa consulta. No entanto as consultas costumam ser as mais completas do mercado, apresentando o número de protestos ou até mesmo dívidas da empresa.

como ganhar dinheiro extra na internet - máquina de vendas online

Para realizar a consulta de maneira mais simples, basta acessar o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), onde é possível verificar informações como data de abertura, o nome da empresa, nome fantasia, o código e descrição da atividade econômica principal e outras informações básicas da empresa. No entanto não é possível verificar informações mais detalhadas, como dívidas ou protestos, que seria mais útil no caso do consumidor, para verificar a idoneidade da empresa em questão.

Agora caso você não possua o número do CNPJ da empresa, você terá de consultar através da Razão Social, que é o nome de registro da sua empresa, e não o nome fantasia. No entanto você terá de entrar no site da Junta Comercial do estado em que a empresas possui a sua inscrição, e buscar pelo CNPJ da empresa.

Ainda assim, mesmo com o número do CNPJ de uma empresa, é necessário tomar algum cuidado, pois não há garantias de que o número de CNPJ informado esteja correto, ainda mais em pesquisas mais simples. Então desconfie de promoções muito fora do mercado e realize a busca de promoções em site confiáveis e especializados.

Não se deixe iludir, muitas empresas não abrem mão de consultar o histórico financeiro de um cliente, então aja da mesma forma, exija excelência dos serviços prestados a você, escolha empresas idôneas e que zelam pela satisfação do cliente.

Como Consultar o CNPJ de uma empresa

Este é um guest post enviado por Wendson, autor do blog Consulta CPF e SPC Guia.

como ganhar dinheiro extra na internet - máquina de vendas online