Como Alugar um Imóvel com Segurança

Tudo que você precisa saber antes de alugar um imóvel

Morar de aluguel é a realidade de muitas pessoas no Brasil, são cerca de 32 milhões vivendo nessas condições segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número ainda é inferior ao de pessoas que vivem em casas próprias, que são cerca de 142 milhões, mas ainda sim é uma quantia expressiva.

Porém, alugar uma casa ou apartamento, com mais segurança, requer o mínimo de planejamento e pesquisa para que no futuro não tenha dores de cabeça. Não basta apenas encontrar o lugar dos seus sonhos, alugar e se mudar, é preciso, inicialmente, pesquisar valores e compará-los e principalmente analisar as imobiliárias e as propostas de aluguel. E mesmo que o mercado imobiliário esteja favorável, não é garantia de bons negócios.

Primeira visita

É essencial que você visite os imóveis e observe todos os detalhes, seja bem perfeccionista. Repare na parte hidráulica e elétrica e faça perguntas ao corretor sobre as instalações, se houve muitos reparos depois que foram feitas ou se foram trocadas quando o inquilino anterior deixou o imóvel.

Uma dica é visitar o local durante o dia, que além de observar as entradas de luz natural e ventilação, você pode ver mais facilmente se existem imperfeições na pintura, nos soquetes das lâmpadas, tomadas e possíveis manchas de infiltrações.

Numa primeira visita, muitas vezes, você não entrará em contato com vizinhos ou o síndico do prédio, caso for apartamento. Mas é válido que você visite o local em outro horário e tente conversar com os moradores, para saber como é a vizinhança, se as pessoas consideram um local seguro e como é viver ali.

como ganhar dinheiro extra na internet - máquina de vendas online

como alugar um imóvel com segurança. dicas úteis!Além disso, vale perguntar ao síndico ou ao porteiro como é a vizinhança e a segurança, além de consultar possíveis vizinhos sobre como é viver ali. Outra dica muito válida é sempre visitar mais de uma vez o lugar antes de locar e, de preferência, durante o dia para ver melhor as imperfeições. Isso também vale para a iluminação natural e ventilação que o espaço oferece.

Quando se sentir seguro com determinado local e decida de fato alugar, mesmo com o laudo da vistoria em mãos teste os chuveiros, descargas, pias e torneiras para se certificar que está tudo em ordem.

Burocracia

Como tudo em nossa vida, alugar um imóvel também possui a parte burocrática. Antes da assinatura do contrato você deve encontrar o fiador, que é a pessoa que ficará responsável pelo pagamento do aluguel caso o inquilino não consiga honrá-lo. O fiador deve ter obrigatoriamente um imóvel quitado em seu nome e residir na mesma cidade em que você pretende alugar o imóvel.

A respeito do contrato de locação, não existe uma regra geral sobre o que eles devem conter, mas alguns dados são básicos e constam em todos os documentos de locação, que é o caso dos dados pessoais do inquilino e do locador ou imobiliária (veja como consultar CNPJ), a descrição do imóvel, a duração do contrato e o valor do aluguel, além de explicações sobre quem pagará os encargos, como IPTU, condomínio e outras.

Com relação ao pagamento, cada caso é um caso. Alguns locadores exigem depósito caução, que normalmente é no valor de três aluguéis que será pago antes de você se mudar como uma garantia ao proprietário do imóvel. No final do contrato, caso não renove, este valor é devolvido ao inquilino.

E existe também o seguro de fiança, que pode ser pago à vista ou mensalmente e costuma ter um valor um pouco maior do que uma parcela do aluguel.

Após a assinatura do contrato pelo inquilino, fiador e proprietário é preciso que o documento tenha firma reconhecida em cartório, depois desse procedimento uma cópia do contrato de locação é repassada a quem irá alugar o imóvel juntamente com as chaves.

como ganhar dinheiro extra na internet - máquina de vendas online